Prisma - saúde e estética

Cirurgia Plástica » Cirurgia Corporal

Mamoplastia Redutora (cirurgia para redução das mamas)

A redução mamária visa criar uma forma mais harmônica entre a relação do volume mamário e o tórax, conseqüentemente melhora a dor nas costas, pescoço e nas mamas, que as pacientes relatam, bem como favorece sua silhueta geral, uma vez que alonga a cintura, quando as mamas são elevadas para uma posição mais graciosa no tórax.

Pré-operatório

A amamentação deve ter sido suspensa por um período mínimo de 1 ano. Serão solicitadas mamografia e ultrassonografia das mamas.

Procedimento Cirúrgico

Utiliza-se Anestesia geral ou peridural com sedação. Dependendo de cada tipo de mama, a duração da cirurgia é em média de 3 horas. Esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas em sulcos naturais das mamas.

Atualmente utilizam-se cicatrizes cada vez menores, mas irá depender do tipo da mama, especialmente no que concerne ao volume e grau de flacidez. Assim é que o cirurgião poderá lhe propor desde uma cicatriz "Peri areolar" até cicatrizes em forma de "T" invertido, na parte inferior da mama.

Pós-operatório

O período de internação é geralmente de 24 horas. São utilizados curativos com micropore e soutien modeladores. Evite molhar o curativo até que seja autorizada a fazê-lo. Os pontos geralmente são absorvidos pelo organismo e não precisam ser retirados, exceto ao redor da aréola, os quais são retirados em torno do 14º dia.

Atividade física: O pós-operatório em geral não é doloroso, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, esforços e demais cuidados especialmente nos primeiros 8 dias. Está liberada para caminhadas após 1 mês, bicicleta e ginástica com pernas após 45 dias, hidroginástica e ginástica com os peitorais após 3 meses (critério médico).

Dúvidas Frequentes

  • Cicatrização: É um processo contínuo, no qual a cicatriz vai suavizando e ficando menos aparente por um período que pode levar até 2 anos, no entanto existem uma série de recursos, como cremes e placas de silicone, disponíveis para acelerar este processo e corrigir eventuais problemas de cicatrização.
  • Sensibilidade: Pode diminuir ou até ser perdida por alguns meses na região do mamilo, mas tende a retornar, por um período variável de 6 meses a 2 anos. Em casos raros de mamas gigantes pode ficar diminuída ou desaparecer definitivamente.

Para sua maior comodidade, você pode voltar para o topo desta página.